Entrar registrar

EN

Informação informação

News & Information

Perguntas quentes sobre sanções financeiras relacionadas

Fonte: importação e exportação de produtos eletromecânicos da china Horário: 22-04-27 Compartilhar em:

(zheng hong e wang yang)

【 nota do editor: Recentemente, os estados unidos introduziram uma série de sanções financeiras que são claramente de natureza de "jurisdição de braço longo" contra instituições financeiras e entidades russas e, em diferentes graus, envolvem "sanções secundárias", o que representa um risco para a condução normal do comércio com a rússia para a nossa empresa. O governo chinês se opõe claramente às sanções unilaterais e à “jurisdição do braço longo”, que não se baseiam no direito internacional. Já pediu aos eua que não prejudiquem os legítimos direitos e interesses da china ao lidar com o problema da ucrânia e suas relações com a rússia. Contra os estados unidos sobre as sanções financeiras para fazer negócios, empresas, instituições, o impacto provável da nossa organização recente peritos sobre questões de interesse comum da empresa, soluções técnicas análises, para as empresas normal de referência para o comércio com a rússia. Sobre a solução de pareceres de peritos, não parecer jurídico formal, e não significa que esta unidade. Dado que os estados unidos ainda estão introduzindo novas sanções financeiras contra a rússia, reforçando constantemente as medidas já existentes e intensificando os esforços de implementação, as empresas e instituições nacionais precisam basear-se em suas próprias realidades ao realizar negócios específicos, acompanhar de perto os últimos movimentos nos estados unidos e em outros países relevantes, pesquisar e avaliar detalhadamente vários fatores para salvaguardar seus legítimos direitos e interesses.

I. quais são as principais sanções financeiras aplicadas pelos estados unidos contra a rússia?

Resposta: De acordo com a "ordem administrativa de bloqueio de ativos relacionados com ações estrangeiras prejudiciais específicas do governo da federação russa", emitida pelos estados unidos em 15 de abril de 2021 (ordem executiva 14024), "ordem executiva de bloqueio de mais bens pessoais que envolvem a situação na ucrânia", emitida em março de 2014 (ordem executiva 13662) e outros regulamentos relacionados com sanções russas, O departamento do tesouro dos eua adotou uma série de sanções financeiras contra a rússia desde o final de fevereiro de 2022, incluindo a inclusão de algumas entidades e indivíduos russos em várias listas de sanções financeiras, incluindo a lista de "cidadãos especialmente designados" (SDN), a lista de "contas de corretor ou contas de transferência" (CAPTA) e a lista de "sanções baseadas em menus" (MBS); Promover a remoção por parte da ue de alguns bancos russos do sistema SWIFT (sociedade interbancária de telecomunicações financeiras); Restringir o banco central da federação russa, o fundo de riqueza do estado, o ministério das finanças a utilizar as reservas de câmbio, incluindo ouro; Proibir a rússia de usar fundos sob jurisdição dos eua para pagar suas dívidas, etc. Além disso, o departamento do tesouro dos eua tomou medidas para impedir a rússia de contornar as sanções dos eua por meio de moedas virtuais e da "dark web".

Ii. Quais são as implicações se uma entidade for incluída na lista de “cidadãos especialmente designados” (SDN) pelos estados unidos? Quais são os riscos ao negociar com uma entidade incluída na lista?

R: as entidades incluídas na lista SDN estão sujeitas ao congelamento de ativos dos eua pelo governo dos eua e à proibição de negociar com eles. Os ativos congelados incluem ativos tangíveis ou intangíveis, pessoais ou mistos, ativos existentes ou futuros, relacionados a ativos nos estados unidos, ativos em trânsito nos estados unidos e ativos que estão sob controle ou controle de uma pessoa ou entidade nos estados unidos.

(i) de acordo com as disposições relativas às sanções contra a rússia, como a ordem executiva dos eua 14024, qualquer pessoa ou entidade que substancialmente ajude, financie ou apoie uma pessoa ou entidade incluída na lista SDN (incluindo suas subsidiárias com 50% ou mais de sua participação), ou forneça finanças, materiais, tecnologia, bens, serviços, Ou se envolver em transações fraudulentas, direta ou indiretamente, para ou em nome do governo russo, a fim de contornar as sanções dos eua. A pessoa ou entidade pode ser sujeita a sanções dos eua.

(ii) nossas empresas realizam transações como importação e exportação com entidades listadas na lista SDN, precisam se concentrar na proteção contra o risco de "sub-sanções" dos eua, cujas conseqüências podem ser impostas pela parte americana pelas sanções financeiras correspondentes, incluindo a inclusão na lista SDN. O departamento do tesouro dos eua tem poder discricionário para decidir se as «sanções secundárias» devem ser aplicadas a entidades de países terceiros relevantes e como devem ser aplicadas. Os eua não dispõem de disposições legais claras nem de uma definição clara de “sanções secundárias”, que geralmente se referem a sanções impostas pelos eua contra entidades de países terceiros que realizam atividades específicas, como transações significativas com o alvo das sanções, tais como:

Uma delas é que as entradas são marcadas com sujeito a sanções secundárias ou risco de sanções secundárias. Essas entradas têm um efeito secundário e, mesmo sem qualquer ligação com os eua, a nossa empresa corre o risco de ser sancionada por realizar transações significativas com ela.

Em segundo lugar, em algumas leis ou ordens administrativas de sanções específicas, os estados unidos especificam que uma instituição específica é qualificada para realizar transações com uma entidade sancionada. Normalmente, esses riscos de subsanção são principalmente para essa instituição específica qualificada.

Em terceiro lugar, a entrada não é especialmente marcada com efeito de sanção secundária. O risco de sanções para entidades não americanas que realizam transações com elas é geralmente relativamente baixo, especialmente quando não há pontos de conexão americanos envolvidos, sujeito a uma avaliação mais aprofundada de acordo com as disposições legais americanas relevantes. Por exemplo, existe o risco de uma “subsanção” se as disposições subjacentes da ordem executiva dos eua relevante forem cumpridas, como o fornecimento de “apoio substancial”. A lei dos eua não define claramente o que é "substancial" aqui e o tesouro dos eua tem um grande poder discricionário.

C) em geral, os estados unidos prestam mais atenção à questão de saber se uma entidade de um país terceiro efectua transacções significativas com uma entidade incluída na lista SDN na aplicação de «sanções secundárias». Ao avaliar se se trata de uma transacção significativa, os factores considerados incluem geralmente o volume da transacção, a dimensão, o montante, a existência de uma transacção fraudulenta, etc. De um modo geral, as transacções que as pessoas ou entidades dos estados unidos estão autorizadas a realizar devem ser acessíveis a pessoas ou entidades de países terceiros. Até o momento, os eua não impuseram “sanções secundárias” contra as novas entidades russas desde o conflito russo-ucraniano. Ao realizar negócios de cooperação econômica e comercial externa, as empresas e instituições nacionais relevantes precisam combinar casos individuais, analisar objetivamente e avaliar o risco. Não há necessidade de falar sobre sanções e mudar de cor. Todas as entidades sancionadas são evitadas, prejudicando seus próprios e legítimos direitos e interesses das partes relacionadas.

(iv) de acordo com uma licença geral emitida pelo departamento do tesouro dos estados unidos, até 24 de junho de 2022 edt, Pode trabalhar com Sberbank, que está incluído na lista SDN, VTB, VEB, Otkritie, Sovcom, Alfa Bancos) e outras instituições financeiras (e suas filiais que detêm 50% ou mais) para realizar transações envolvendo energia.

Iii. Qual é o impacto se uma entidade for incluída nos estados unidos da américa na lista de “sanções por conta de agente ou conta de transferência” (CAPTA)?

R: as instituições financeiras dos eua serão proibidas de abrir ou manter contas de agente ou de transferência para as entidades listadas na CAPTA. Isso significa que outras entidades terão dificuldade em realizar pagamentos ou transações em dólares com elas. No caso de uma pessoa ou entidade de um país terceiro realizar uma transação com uma entidade incluída na lista CAPTA que tenha um ponto de conexão com os estados unidos, por exemplo, usando dólares americanos, possuindo uma subsidiária dos estados unidos, a transação em questão é geralmente recusada pela instituição financeira dos estados unidos. De acordo com as regras dos eua, enquanto as empresas não negociarem com entidades listadas através de instituições financeiras dos eua (as transações em dólares geralmente passam por instituições financeiras dos eua), outras transações, como o comércio normal de importação e exportação, em princípio, não estão sujeitas a restrições.

Iv. Qual é o impacto se uma entidade for incluída na lista de “sanções baseadas em menu” (MBS) pelos eua?

R: do ponto de vista dos regulamentos dos eua, (i) a maioria das entidades russas incluídas na lista de MBS dos eua não poderão negociar novas dívidas e participações nos estados unidos por períodos de mais de 14 dias. No entanto, a própria lista não restringe as instituições financeiras dos eua a abrir, manter contas de corretagem ou de transferência para elas, nem impõe um congelamento de ativos contra elas. Teoricamente, as empresas ainda podem negociar com elas, para além das novas dívidas e participações acima referidas, incluindo a importação e exportação em dólares. Por exemplo, a companhia estatal de caminhos-de-ferro russa, que está incluída na lista MBS, empresas de comércio exterior com a realização de seus serviços normais de frete, não deve estar sujeita a sanções dos eua.

(ii) para o banco central da federação russa, o fundo nacional de riqueza e o tesouro, que estão incluídos na lista de MBS, os estados unidos proíbem entidades americanas de emprestar ou participar de suas transações de títulos do mercado primário e secundário.

V. qual será o impacto do anúncio dos eua de limitar o acesso do banco central da federação russa, do fundo nacional de riqueza e do tesouro às reservas de divisas, incluindo o ouro?

R: o departamento do tesouro dos eua proíbe qualquer transação envolvendo o banco central da federação russa, o fundo nacional de riqueza e o tesouro por entidades dos eua, incluindo a transferência de quaisquer ativos para ele, a realização de qualquer transação de câmbio em seu nome ou em seu nome, e especifica que qualquer transação de ouro envolvendo o banco central da rússia está sujeita às sanções existentes. As proibições acima referidas visam principalmente entidades dos eua, mas também proíbem entidades não americanas de se envolver em atos que levem entidades dos eua a violar ou evadir ou contornar as sanções relevantes. Além disso, as atuais transações de reservas com a rússia em outros cenários não devem ser afetadas.

Vi. Quais são as consequências se um banco for removido do sistema SWIFT (sociedade mundial de telecomunicações bancárias e financeiras)?

Resposta: o sistema SWIFT é o principal sistema mundial de mensagens financeiras. Se um banco for removido pelo sistema SWIFT, deparar-se-á com grandes dificuldades técnicas para efectuar pagamentos transfronteiras em dólares, euros, libras esterlinas, ienes e outras moedas. As consequências da saída do sistema SWIFT, que se traduzem principalmente em dificuldades técnicas na realização de operações como transferências entre outras instituições financeiras e instituições financeiras russas deslocadas, não produzem efeitos secundários de sanção.

Ao mesmo tempo, o gazprom, bem como outras instituições bancárias russas que não foram retiradas do sistema SWIFT, podem continuar a conduzir normalmente as suas operações relacionadas com o SWIFT.

Vii. Atualmente, através de quais bancos russos é possível realizar liquidação em dólares?

Resposta: do ponto de vista dos regulamentos dos eua, os bancos que atualmente não estão listados na lista SDN, na lista CAPTA ou outros que limitam as sanções relacionadas à liquidação em dólares dos eua, por exemplo, o banco agrícola da rússia, o banco industrial de gás natural, o banco de crédito de moscou, etc., devem continuar a usar a liquidação em dólares dos eua para fornecer serviços para a liquidação comercial normal das empresas.

Viii. As medidas de sanções financeiras tomadas por outros países contra a rússia têm um risco de “sanções secundárias” para o comércio entre a china e a rússia na minha empresa?

Resposta: a união europeia, reino unido, canadá, austrália e alguns outros países e regiões também impuseram sanções financeiras à rússia. Em geral, os regulamentos relevantes desses países e regiões não são semelhantes às disposições da lei dos eua sobre "sanções secundárias", principalmente para restringir as entidades locais e indivíduos a realizar negócios na rússia. No momento, em princípio, não afetará a realização da minha empresa de importação e exportação para a rússia, mas deve ser julgada de acordo com suas disposições legais específicas.